PROJETO CIDADÃO DO MUNDO - Colégio Roberto Carneiro

37 3222.5794 | 37 3222.2942

PROJETO CIDADÃO DO MUNDO

Objetivando oportunizar os alunos do Colégio Roberto Carneiro na vivência da diversidade social, fundamentando valores, virtudes e, ao mesmo tempo confrontando-os às grandes questões de nossa realidade, o Cidadão do Mundo vem sendo uma grande ponte de solidariedade e ações de cidadania entre escola e comunidade, desde 2005, sob a coordenação do Professor Rinaldo de Freitas Caetano.

Envolvendo as duas unidades, inicia-se nos sextos anos com o Cidadão Sustentável, nos sétimos com o Cidadão Solidário e oitavos – Cidadão pro Mundo.

Na Unidade Centro, alunos dos nonos e primeiros anos são organizados em Grupos de Trabalho Voluntário (GTV´s) e Grupos de Trabalho Temáticos. Cerca de 20 grupos atuam todos os anos em trabalhos solidários em instituições parceiras com crianças especiais ou não, abrigos, lares de idosos, casas de recuperação, Câmara Municipal e Fórum Lixo e Cidadania, além de outros que dão suporte aos demais como imprensa e animação.

O Cidadão do Mundo realiza ações integradas como Campanhas Solidárias de alimentos e material de higiene e limpeza e anualmente o “Solidariedade tá no Sangue”, onde em parceria com o Hemominas de Divinópolis, prepara alunos com mais de 16 anos, para se tornarem uma nova geração de doadores de sangue.

E naturalmente, ao associar competências cognitivas com as socioemocionais, formamos alunos cidadãos mais bem desenvolvidos para enfrentar os desafios da vida.  Eis a razão para acreditar que educar vale a pena e que, de verdade, “o que a gente faz, faz o mundo”.